Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

É fundamental ensinar os valores de respeito e igualdade desde cedo às crianças…

Por hábito não ligo aos dias comemorativos… dia da mãe… dia dos namorados… Por isso este post não será em forma de comemoração, mas com o intuito de sensibilizar, consciencializar e alertar para um problema.

Desde 1999, que as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, contudo esse dia já era comemorado desde 1981 por organizações internacionais, devido ao ocorrido em 1960 na República Dominicana.
Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
A violência contra a mulher é considerada uma violação dos direitos humanos que afeta diretamente a saúde e o bem-estar de milhares de mulheres no mundo. Esta violência é a forma mais extrema de discriminação e, nos casos mais graves, a violência pode causar a morte.
No ano de 2000 a Assembleia Geral das Nações Unidas juntamente com governos e organizações internacionais tomaram medidas ao coordenarem atividades que promovessem a consciencialização pública sobre a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, bem como incentivar a denúncia de todos os casos de violência exigindo políticas em todos os países para a sua erradicação.

No nosso país até à data, e só em 2019 já faleceram 29 mulheres vítimas de violência doméstica. 😞Como é que isto é possível, em pleno século 21? Muitos destes casos já estavam assinalados, identificados, e mesmo assim não foram tomadas medidas eficazes para proteger estas mulheres. Hoje estamos todos com elas, e com outras tantas que vivem com medo de entrar nestas estatísticas, para um futuro em que este dia não precise de existir.

Ninguém é mais que ninguém… homens e mulheres têm o direito de ter as mesmas igualdades, apesar das suas diferenças, sim (e ainda bem que somos diferentes!).👩🧒👩‍

Pedir ajuda não deve ser visto como um sinal de fraqueza, pelo contrário, é uma demonstração de inteligência, onde reconhecemos que precisamos da intervenção de alguém para avançar e isso é totalmente válido.

A educação das nossas crianças poderá fazer toda a diferença. Todos nós queremos que os nossos filhos cresçam e se tornem pessoas atenciosas, respeitadoras e conscientes, que contribuam para um mundo melhor. 
A ciência mostra que o desenvolvimento das crianças acontece em grande parte por meio da observação e da imitação. A criança é moldada consoante o exemplo que lhe damos. As nossas ações no dia a dia com as crianças moldam as suas atitudes, tendo grande impacto na forma como elas veem o mundo e a si próprias. 
Precisamos então de saber criá-las sensibilizando-as de forma que acreditem e defendam a igualdade entre meninos e meninas, homens e mulheres. Cada criança, assim como cada um de nós, é única e especial.

Obrigada aos homens das nossas vidas, que nos respeitam e acreditam no nosso poder e no nosso valor!🍀

Deixe um comentário